A palavra envelhecimento remete, em geral, na mesma hora, à imagem de um rosto com rugas e muitas linhas de expressão, manchas e flacidez. É verdade ou não é? Um aspecto que incomoda e leva à procura de uma saída rápida e eficaz para ter de volta a aparência jovial, mas essa busca pelo rejuvenescimento não pode se limitar à face.
Observe atentamente a ilustração.
O que mais lhe chamou a atenção? A diferença entre a pele da face e a das mãos? Isso é exatamente do que falávamos lá em cima no texto. Na tentativa de esconder a idade, há quem vá atrás de soluções para deixar apenas o rosto “esticadinho, lisinho e macio como um pêssego”. No entanto, nem se lembram das mãos que, relegadas ao esquecimento, começam a “murchar”.
O processo de envelhecimento vale para todo o corpo, e as mãos não têm nenhum privilégio, pelo menos quanto a isso. Com o tempo, principalmente depois dos 30 anos, percebe-se que elas perdem elasticidade e brilho, apresentam redução na espessura da pele, ganham rugas e linhas acentuadas e perdem colágeno. Em resumo: ficam enrugadas e flácidas.
E tem mais: elas são mais finas, delicadas e expostas, com maior frequência, aos fatores externos como raios solares, temperaturas variadas, objetos e superfícies de todos os tipos de textura e poluição. Isso sem falar que têm menos pelos – o que significa menos proteção – e menor quantidade de glândulas sebáceas – ressecam com facilidade.
Precisa de mais motivos para explicar porque elas ficam com a aparência desgastada?
Então, está na hora de pensar nessa dupla. A Medicina está de olho nisso, assim como a tecnologia e a indústria de cosméticos. Desta forma, surgem as técnicas, os procedimentos e os produtos voltados ao rejuvenescimento das mãos. Quer conhecer alguns?
1) Peelings: provocam uma descamação da pele, que suaviza as marcas e manchas resultantes do envelhecimento e da exposição excessiva ao sol. As substâncias aplicadas pelo peeling removem as células mortas e devolvem a boa aparência. Há vários tipos, entre eles:
Químico: à base de ácidos. Exemplos: retinoico, tricloroacético, salicílico e glicólico.
Físico: esfoliação manual ou por meio de aparelhos.
2) Preenchedores: esses têm como foco devolver o volume e amenizar a flacidez. Sabe quando as mãos são muito magras, flácidas e apresentam até um aspecto esquelético? Nesses casos, os preenchedores são os melhores aliados. As substâncias mais usadas para esse tipo de procedimento são o ácido hialurônico e a hidroxiapatita de cálcio.
3) Skinbooster: esse procedimento é considerado um grande aliado do rejuvenescimento. Ele consiste na injeção de ácido hialurônico em baixas concentrações na pele, com o objetivo de promover uma hidratação mais profunda, não tendo efeito de preenchimento. O resultado é uma pele com mais viço, brilho e melhora das rugas finas. É realizado em 3 sessões, com intervalo entre elas de 3 a 4 semanas.
4) Lipoenxertia: técnica por meio da qual o médico retira gordura de uma parte do corpo (caberá a ele decidir de onde remover) para aplicá-la nas mãos. Por ser um enxerto, trata-se de um procedimento invasivo, que exige anestesia local. Um detalhe muito importante deve ser esclarecido: o procedimento não interrompe o processo de envelhecimento – isso não há como fazer. Por isso, o paciente precisa estar ciente de que pode haver necessidade de refazer. E é indicado para aqueles que não tiveram boa resposta com os preenchedores temporários.
5) Luz intensa pulsada: esse aparelho é um ótimo aliado para o tratamento daquelas manchinhas indesejáveis, causadas pelo sol, as melanoses. Além disso, estimula a produção de colágeno, melhorando o aspecto global da pele nessas regiões.
6) Lasers: esses aparelhos são utilizados para tratamento das machas na pele, mas também estimulam o colágeno e melhoram rugas e flacidez nessa região. Normalmente, requerem um cuidado maior após o procedimento em relação à exposição solar, e são necessárias algumas sessões para atingir o resultado desejado.
Dá para falar em prevenção, no caso das mãos? Com certeza. Siga algumas orientações:
- Use protetor solar pelo menos 2 vezes ao dia. Quem disse que eles são feitos só para o rosto? Inclua essa atitude no dia a dia, independentemente do clima. Essa proteção deve começar nos primeiros anos de vida, afinal a exposição excessiva ao sol é fator número 1 para o envelhecimento da pele.
- Use luvas se for manusear produtos químicos. Ainda que na embalagem não haja essa indicação, poupe suas mãos do contato com essas substâncias. Se sua atividade laboral exige contato com esse tipo de produto, mais um motivo para não abrir mão da segurança.
- Use e abuse dos hidratantes. Prefira os específicos para as mãos, que são mais concentrados. E que tal deixar um na bolsa para não se esquecer?
- O contato com o cigarro também não faz nada bem à pele.
- Inclua na dieta alimentos com vitaminas.
- Cuide das unhas para evitar o surgimento de micoses.
- O mercado traz inúmeros produtos que prometem clarear e esfoliar a pele com o objetivo de rejuvenescer. Outros dizem que dão fim à flacidez por garantir a formação de uma película protetora. Isso é possível, mas cuidado! Existem aqueles que são apenas promessas milagrosas e podem colocar a sua pele em risco. Só use o que for indicado pelo dermatologista.
- Qual o melhor tratamento para rejuvenescer as mãos? Procure um dermatologista, porque cada caso é um caso. Ele fará uma avaliação da pele, levará em conta a idade e rotina do paciente, antes de dizer qual a técnica que será mais eficaz. Até porque há manchas e lesões que podem ser sinais de doenças e, com isso, o procedimento deverá ser específico para curar a patologia e não voltado à estética.
Adote essas pequenas atitudes, e suas mãos agradecem!

Saiba mais sobre a Dra. Darleny Costa Daher
Formou-se na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), em 2006. O estágio opcional foi supervisionado foi no Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay da Santa da Misericórdia do Rio de Janeiro/RJ (2006). Fez Residência Médica em Dermatologia, de 2008 a 2011, no Hospital Federal dos Servidores do Rio de Janeiro.
O estágio supervisionado ocorreu no Ambulatório Souza Araújo, Laboratório de Hanseníase -IOC/FIOCRUZ (2010) e no Ambulatório de Esporotricose do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas/FIOCRUZ (2010). Em 2011, adquiriu o título de Especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Dermatologia.
A Dra. Darleny Costa Daher é, atualmente, médica dermatologista da Clínica Costa Daher.
Saiba mais sobre a Clínica Costa Daher
A Clínica Costa Daher, de propriedade da dermatologista Dra Darleny Costa Daher, e do cirurgião plástico Dr. César Daher, oferece atendimentos clínico e cirúrgico, além de procedimentos estéticos. O prédio fica na Asa Sul (L2 Sul, quadra 610/611), área nobre da capital do país. São 100m2 distribuídos entre recepção, consultórios, sala de procedimentos e administração.
Na Dermatologia Estética: Laser, Peelings Químicos, Preenchimento, Toxina Botulínica Tipo A, Sculptra. Na Dermatologia Cirúrgica: Biópsia, Cauterização Química, Curetagem e Eletrocauterização e Excisão Cirúrgica.