Entenda como funciona a IPCA

Juliana

Juliana

Você já ouviu falar em Indução Percutânea de Colágeno com Agulhas (IPCA)? O nome pode assustar, mas o procedimento é muito simples. A técnica que tem sido revolucionária na dermatologia tem como objetivo induzir a produção de colágeno na pele para que fique com a aparência mais bonita e restaurada.
O procedimento consiste na aplicação de um sistema de multiagulhas sobre a pele, causando microfuros, estimulando assim uma resposta inflamatória que levará à formação de elastina e colágeno novo. O resultado depende da patologia que está sendo tratada, mas, em geral, percebe-se uma melhora da textura e da qualidade da pele.

Para que é indicado?

  • Cicatrizes;
  • Rugas;
  • Flacidez;
  • Estrias;
  • Melasma;
  • E, em alguns casos, para tratamento de calvície.

Quais são os benefícios?

Com o IPCA, não há a necessidade de remover a epiderme, como acontece nos procedimentos ablativos, o que pode ser um pouco invasivo. Além disso, o tempo de recuperação é mais curto, se comparado a outras técnicas, e os riscos de efeitos colaterais também é menor.

Como ampliar os resultados?

É possível ampliar os resultados do tratamento aliando-o ao sistema Drug Delivery, que permite a maior penetração de ativos na pele. “Os microcanais formados pelas multiagulhas permitem um aumento de até 80% da absorção de macromoléculas”, explica a Dra. Darleny Costa Daher.
O procedimento pode ser feito em qualquer tipo de pele, mas é contraindicado nos seguintes casos:

  • Pacientes em uso de isotretinoína sistêmica e anticoagulantes;
  • Grávidas;
  • Pessoas com distúrbios hemorrágicos;
  • Diabéticos não controlados;
  • Pacientes com infecção cutânea no local a ser tratado.

A duração e a quantidade de sessões dependem do motivo do tratamento que está sendo feito. Por exemplo, o tratamento para cicatrizar acne é um pouco mais agressivo, sendo assim, a sessão deve ser mais demorada. Já o melasma é tratado com mais cuidado, sendo necessário um maior número de sessões. O médico dermatologista irá avaliar caso por caso.
 

Procedimento IPCA

Recuperação

O processo de recuperação vai depender do grau da injúria provocada e isso é determinado principalmente pelo comprimento da agulha utilizada. Cada caso tem uma indicação precisa.
Em situações onde a injúria é leve ou moderada, a recuperação é rápida, podendo o paciente voltar às suas atividades diárias no dia seguinte, apresentando apenas um leve eritema (vermelhidão da pele devido à dilatação de capilares) e uma discreta descamação. Já em situações onde a injúria causada é maior, é necessário o afastamento das atividades por um período de cinco a sete dias, pois podem se formar hematomas e edemas.
A Dra. Darleny explica que é fundamental o uso de protetor solar após o procedimento, além de evitar atividades que expõem o indivíduo por muito tempo ao Sol.
 

Saiba mais sobre a Dra. Darleny Costa Daher

Formou-se na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), em 2006. O estágio opcional supervisionado foi feito no Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro/RJ (2006). Fez Residência Médica em Dermatologia, de 2008 a 2011, no Hospital Federal dos Servidores do Rio de Janeiro.
O estágio supervisionado ocorreu no Ambulatório Souza Araújo, Laboratório de Hanseníase -IOC/FIOCRUZ (2010), e no Ambulatório de Esporotricose do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas/FIOCRUZ (2010). Em 2011, adquiriu o título de Especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Dermatologia.
A Dra. Darleny Costa Daher é, atualmente, médica dermatologista da Clínica Costa Daher.

Saiba mais sobre a Clínica Costa Daher

A Clínica Costa Daher, de propriedade da dermatologista Dra. Darleny Costa Daher e do cirurgião plástico Dr. César Daher, oferece atendimentos clínico e cirúrgico, além de procedimentos estéticos. O prédio fica na Asa Sul (L2 Sul, quadra 610/611), área nobre da capital do país. São 100m2 distribuídos entre recepção, consultórios, sala de procedimentos e administração.
Na Dermatologia Estética: Laser, Peelings Químicos, Preenchimento, Toxina Botulínica Tipo A, Sculptra. Na Dermatologia Cirúrgica: Biópsia, Cauterização Química, Curetagem e Eletrocauterização e Excisão Cirúrgica.
 

Related Articles

Ligar
Como chegar
Abrir bate-papo
Olá 👋
Seja bem vindo à Clínica Costa Daher
Vamos te atender.
Me fale no que podemos te ajudar hoje.