Chega de espinhas nas costas!

espinhas-nas-costas-dermatologia-brasilia

Está cansado de tantas espinhas nas costas? Realmente, o problema é de tirar do sério porque causa dor, desconforto e constrangimento. Afinal, qual homem quer tirar a camisa e qual mulher tem vontade de usar roupas decotadas na parte de trás com as costas desse jeito?
Acredita-se que, aproximadamente, 50% dos pacientes apresentam sintomas psicológicos como os de asma por conta do comprometimento da qualidade de vida.
Veja o que separamos de importante para dar um fim a essa situação.

Entenda

O aparecimento da acne nas costas – chamada Acne Dorsal, é comum na adolescência, durante a menstruação e a gravidez, momentos caracterizados por alterações hormonais. Na gestação, por exemplo, a mulher produz mais progesterona, fabricada principalmente no ovário, que deixa a pele mais oleosa e favorece as espinhas.
No entanto, a acne pode surgir em qualquer fase da vida, podendo estar relacionada a disfunções de hormônios, reações alérgicas a produtos cosméticos e medicamentos.

Investigação

Ao perceber o surgimento e aumento da acne nas costas, é fundamental procurar um dermatologista. Ele fará o exame clínico para investigar os motivos e intervir da forma mais adequada.

Causas

A predisposição genética e os fatores hormonais são os principais causadores da acne no dorso. Ao lado deles estão:
– higiene mal feita por ser uma área de difícil acesso, o que leva ao aumento da oleosidade;
– uso de remédios ou cremes hidratantes sem orientação médica. Ao tentar resolver o
problema por conta própria, a pessoa pode agravar a situação;
– acúmulo de suor;
– uso contínuo de roupas justas e quentes.

Tratamento:

Quanto mais cedo for a ida ao dermatologista, mais cedo é possível começar o tratamento e evitar marcas mais profundas e até problemas emocionais por conta do incômodo com a aparência.
Em geral, o especialista prescreve substâncias para impedir a hiperqueratinização (quando as células mortas acumulam-se no canal folicular, unem a glândula sebácea à pele, e obstruem a região), processo que promove a proliferação de bactérias e o surgimento das espinhas. As composições também secam as espinhas e reduzem a oleosidade para impedir novas marcas. São sabonetes, loções para limpeza, cremes e pomadas à base de peróxido de benzoíla, ácido salicílico ou enxofre, ácido retinoico e adapaleno.
Nos casos em que as inflamações são mais intensas, o médico pode receitar isotretinoína, conhecida como Roacutan, e antibióticos orais. Para as mulheres, há ainda o uso de anticoncepcionais para regular os distúrbios hormonais.
Técnicas como laser, luz pulsada e fototerapia com luzes especiais também são eficientes para resolver o problema.

Dicas:

– limpe bem a bucha antes e depois de usá-la;
– retire totalmente os resíduos de condicionador e cremes para pentear. Eles são apropriados para os cabelos, mas quando acumulados nas costas podem aumentar a oleosidade;
– esfolie as costas pelo menos uma vez por semana. A esfoliação é ideal para retirar as células mortas, que obstruem os poros;
– hidratação é um ótimo remédio para a pele. Beba pelo menos 1,5l de água por dia;
– evite alimentos gordurosos e doces;
– mantenha as roupas limpas;
– procure sempre tomar um banho depois de realizar atividades intensas. Quando o suor se acumula no corpo por muito tempo, o terreno fica fértil para as bactérias;
– não deixe ninguém espremer cravos e espinhas nas suas costas. Isso pode causar mais infecção, sem falar na possibilidade de que aquelas marcas provisórias se tornem permanentes;
– use apenas medicamentos receitados pelo dermatologista;
– se for se expor ao sol, use protetor solar. Aquela história de queimar a pele para esconder as manchas só parece uma solução.
Visite o dermatologista periodicamente. Não espere a acne invadir suas costas para pedir ajuda. 

Conheça a Dra. Darleny Costa Daher

Formou-se na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), em 2006. Fez Residência Médica em Dermatologia, de 2008 a 2011, no Hospital Federal dos Servidores do Rio de Janeiro. Fez estágio opcional no Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay da Santa da Misericórdia do Rio de Janeiro/RJ (2006) e estágio supervisionado no Ambulatório Souza Araújo, Laboratório de Hanseníase – IOC/FIOCRUZ (2010) e no Ambulatório de Esporotricose do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas/FIOCRUZ (2010). A Dra. Darleny Costa Daher é, atualmente, médica dermatologista da Clínica Costa Daher.

Conheça a A Clínica Costa Daher

A Clínica Costa Daher está localizada no Centro Médico Lúcio Costa, na SGAS 610/611 Sul. A clínica foi inaugurada em março de 2016 e conta com 100 m2, distribuídos entre recepção, consultórios, administração e sala de procedimentos. No local, são oferecidos clínico, cirúrgico e procedimentos estéticos. A nova clínica é a realização de um sonho e foi planejada com foco no conforto do paciente, em primeiro lugar. O objetivo principal é fazer com que ele se sinta dentro da própria casa.
Na Dermatologia Estética: Laser, Peelings Químicos, Preenchimento, Toxina Botulínica Tipo A, Sculptra.
Na Dermatologia Cirúrgica: Biópsia, Cauterização Química, Curetagem e Eletrocauterização e Excisão Cirúrgica.

Confira nossas últimas notícias