Cirurgias Plásticas

Reconstrução de Mama

A mama feminina está associada a beleza, sexualidade e feminilidade e além de seu papel fisiológico, é possuidora de grande caráter emocional. A necessidade de retirada das mamas para o tratamento de doenças pode influenciar a vida social e profissional da mulher, diminuindo a auto-estima. A reconstrução da mama deve ser pensada desde o início do tratamento do câncer.

Os avanços no tratamento do câncer de mama, com o diagnóstico precoce e melhores técnicas cirúrgicas possibilitam cada vez mais sucesso no tratamento desta doença.

Nas cirurgias de reconstrução mamária, a equipe de Cirurgia Plástica atua em conjunto com outras especialidades (mastologia, cirurgia oncológica, oncologia, fisioterapia, psicologia e outras) com o objetivo de associar todo o conhecimento estético e reparador ao tratamento do câncer. O tratamento multidisciplinar é essencial para obtenção do melhor resultado, tanto
oncológico como estético.

Diversos aspectos devem ser discutidos antes das cirurgias, desde os locais de incisão até as questões funcionais relacionadas a cada tipo de reconstrução. Assim como nas cirurgias estéticas, utilizamos os conhecimentos plásticos e técnicas atuais objetivando proporcionar
resultados belos e harmoniosos.

Existem diversas técnicas de Reconstrução Mamária e cada caso deve ser avaliado individualmente para indicação correta do tipo de técnica a ser utilizada. Podemos utilizar implantes mamários, expansores mamários, tecidos das costas ou do abdome. Cada caso possui uma indicação adequada. As possibilidades devem ser discutidas em consulta, e o Cirurgião Plástico é o profissional com formação especializada para orientar esta escolha. Com a constante evolução das técnicas em Cirurgia Plástica, conseguimos oferecer resultados cada vez melhores e mais naturais.