Saiba agora o que é Psoríase

Saiba agora o que é Psoríase

Outubro é o mês da Campanha Nacional da Psoríase. A escolha de uma data específica é para esclarecer sobre a doença que ainda é desconhecida de muita gente. A falta de informação resulta na demora do diagnóstico e impacta na qualidade de vida do paciente, que muitas vezes é discriminado por conta dos sinais que aparecem na pele.
Com o objetivo de informar sobre a patologia, a dermatologista da Clínica Costa Daher, Dra. Darleny Costa Daher, traz neste texto tudo que você precisa saber sobre a doença.

  • Considerada relativamente comum, crônica e não contagiosa.
  • As causas reais ainda são desconhecidas. Há hipóteses aceitas entre a classe médica, como uma relação com a genética, sistema imunológico e fatores ambientais.
  • São fatores de risco: histórico familiar, tempo frio, estresse, obesidade, tabagismo, uso excessivo de álcool e outros.
  • Os principais tipos: em placas ou vulgar (mais frequente), ungueal, do couro cabeludo, gutata, invertida, pustulosa, eritodérmica (mais rara) e artropática.
  • As manifestações clínicas mais comuns são placas avermelhadas, com descamação prateada, localizadas principalmente nas áreas extensoras, como cotovelos e joelhos, variando de acordo com o tipo e a intensidade da doença. Alguns pacientes relatam ainda alterações nas unhas e articulações.
  • Os sinais e sintomas aparecem e desaparecem repentinamente.
  • O tratamento varia de acordo com o tipo e nível da psoríase. O profissional tem disponível para escolher: cremes, pomadas, comprimidos e injeções.
  • A prevenção inclui um estilo de vida saudável e a visita ao dermatologista para um diagnóstico preciso e tratamento adequado e eficaz.

Conheça a Dra. Darleny Costa Daher

Formou-se na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), em 2006. Fez Residência Médica em Dermatologia, de 2008 a 2011, no Hospital Federal dos Servidores do Rio de Janeiro. Fez estágio opcional no Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay da Santa da Misericórdia do Rio de Janeiro/RJ (2006) e estágio supervisionado no Ambulatório Souza Araújo, Laboratório de Hanseníase – IOC/FIOCRUZ (2010) e no Ambulatório de Esporotricose do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas/FIOCRUZ (2010). A Dra. Darleny Costa Daher é, atualmente, médica dermatologista da Clínica Costa Daher.

Saiba mais sobre a Clínica Costa Daher

A Clínica Costa Daher está localizada no Centro Médico Lúcio Costa, na SGAS 610/611 Sul. A clínica foi inaugurada em março de 2016 e conta com 100 m2, distribuídos entre recepção, consultórios, administração e sala de procedimentos. No local, são oferecidos clínico, cirúrgico e procedimentos estéticos. A nova clínica é a realização de um sonho e foi planejada com foco no conforto do paciente, em primeiro lugar. O objetivo principal é fazer com que ele se sinta dentro da própria casa.
Na Dermatologia Estética: Laser, Peelings Químicos, Preenchimento, Toxina Botulínica Tipo A, Sculptra, IPCA (Indução Percutânea de Colágeno com Agulha).
o-que-e-psoriase
Na Dermatologia Cirúrgica: Biópsia, Cauterização Química, Curetagem e Eletrocauterização e Excisão Cirúrgica.

Confira nossas últimas notícias