Qual a relação entre toxina botulínica e sudorese?

Qual-a-relação-entre-toxina-botulínica-e-sudorese

Todo mundo já ouviu falar em toxina botulínica, o famoso “botox”. A princípio, um tratamento estético incrível, que garante acabar com as rugas e rejuvenescer o rosto – cheio de adeptos, que desejam ter a face perfeita, e também de críticos, motivados por um grande preconceito de que, com o procedimento, as expressões faciais são paralisadas e o rosto fica artificial e imóvel. A verdade é que, embora muito se fale sobre o botox, poucos sabem seu potencial e real funcionamento.
Conhecido por toxina botulínica, o produto, que tem origem em secreções bacterianas, têm a capacidade de paralisar o impulso nervoso que controla a contração muscular. Isso faz com que, quando aplicado em quantidades e locais adequados, paralise músculos relacionados às rugas, aliviando traços do envelhecimento. Se o procedimento fez com que o rosto ficasse paralisado e com aspecto de uma máscara, significa que não foi feito de forma adequada.
Mas o que poucas pessoas sabem mesmo é que a toxina botulínica não é utilizada apenas para procedimentos estéticos no rosto. Ela também tem efeito no tratamento de sudorese na região das axilas, a conhecida (e super desagradável) “pizza”, um verdadeiro pesadelo para muitas mulheres, já que marca tecidos e tem aspecto estranho e nada higiênico.

Como funciona

Causada por vários fatores, sendo eles genéticos, emocionais, o uso de medicamentos e sintomas de outras doenças, a sudorese, também chamada de hiperidrose, pode atingir as regiões dos pés, mãos, axilas e rosto. Dentre os vários tratamentos para o problema, inclusive procedimento cirúrgico, um dos mais eficazes e menos invasivo é a aplicação de toxina botulínica.
Aplicado na região das axilas, o produto tem o poder de parar a atividade de um nervo específico ligado às glândulas sudoríparas, responsáveis pelo suor em excesso. De acordo com a Dra. Darleny Costa Daher, o procedimento tem como uma de suas maiores vantagens a rapidez no efeito. ”A pessoa não precisa ser internada e já sai da clínica podendo seguir normalmente com as atividades diárias”, explica. Os exercícios físicos podem ser praticados a partir do próximo dia.
O procedimento também é rápido, com duração aproximada de 20 minutos. Podem ser sentidos inchaço e dor na região, que não demoram a passar. A aplicação é feita com anestesia na região, para que não seja tão dolorosa. Uma aplicação já garante entre 4 e 10 meses de solução, podendo ser reaplicado o produto após 6 meses. Com as aplicações periódicas, no entanto, o tempo entre uma sessão e outra tende a aumentar.

Contraindicações

Segundo a doutora Darleny, o procedimento não é indicado para gestantes, lactantes e pessoas com doenças autoimunes, ou seja, em que os anticorpos atacam células saudáveis do corpo. Em alguns poucos casos, o suor pode ser compensado em outra região do corpo. Porém, ela explica que, além de raro, isso é mais comum em casos de procedimento cirúrgico, e não de aplicação de toxina. “Quem se submete ao tratamento com a toxina botulínica tem muito mais chances de recuperação da hiperidrose, ganhando em eficiência e melhora significativa da autoestima e conforto”, destaca.
Áreas com infecções, alergias ou machucados também devem ser evitadas. Os profissionais mais indicados para o procedimento são dermatologistas e cirurgiões plásticos.

Saiba mais sobre a Dra. Darleny Costa Daher

Formou-se na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), em 2006. Fez Residência Médica em Dermatologia, de 2008 a 2011, no Hospital Federal dos Servidores do Rio de Janeiro. Fez estágio opcional no Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro/RJ (2006) e estágio supervisionado no Ambulatório Souza Araújo, Laboratório de Hanseníase – IOC/FIOCRUZ (2010) e no Ambulatório de Esporotricose do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas/FIOCRUZ (2010). A Dra. Darleny Costa Daher é, atualmente, médica dermatologista da Clínica Costa Daher.

Conheça a Clínica Costa Daher

A Clínica Costa Daher está localizada no Centro Médico Lúcio Costa, na SGAS 610/611 Sul. A clínica foi inaugurada em março de 2016 e conta com 100 m2, distribuídos entre recepção, consultórios, administração e sala de procedimentos. No local, são oferecidos clínico, cirúrgico e procedimentos estéticos. A nova clínica é a realização de um sonho e foi planejada com foco no conforto do paciente, em primeiro lugar. O objetivo principal é fazer com que ele se sinta dentro da própria casa.
Na Dermatologia Estética: Laser, Peelings Químicos, Preenchimento, Toxina Botulínica Tipo A, Sculptra, IPCA (Indução Percutânea de Colágeno com Agulha). Na Dermatologia Cirúrgica: Biópsia, Cauterização Química, Curetagem e Eletrocauterização e Excisão Cirúrgica.
 

Confira nossas últimas notícias