Saiba a verdade sobre a prevenção do câncer de pele

A chegada da estação mais quente do ano exige cuidados redobrados com a saúde. Os excessos e a falta de cuidado aumentam o risco de câncer de pele, o tipo mais comum no país e que resulta em mais ou menos 180 mil casos novos por ano.
A doença é provocada pelo crescimento desordenado e descontrolado das células que formam esta região, um processo que pode e deve ser evitado, principalmente nesta época caracterizada por altas temperaturas.
Seguem algumas orientações simples e que fazem toda a diferença:

  • Escolha um protetor solar que seja adequado ao seu tipo de pele;
  • Crie o hábito de passar o produto antes de sair de casa, pela manhã, mesmo que o dia esteja nublado;
  • Renove o produto a cada 3 horas para que ele possa agir durante todo o dia;
Escolha o Protetor Solar mais adequado para você, passe antes de sair de casa e renove a proteção a cada 3 horas.
  • Dê preferência a roupas leves e que garantam proteção;
  • Chapéus, bonés e viseiras são opções interessantes de acessórios, mas principalmente ótimos aliados e devem fazer parte do dia a dia;
  • Use óculos escuros. Saiba que a retina também sofre com a radiação;
Chapéu e Óculos de Sol são acessórios importantes para se proteger do sol.
  • Quer tomar sol? Então, faça isso antes das 10h e depois das 16 horas. Nesse período, a quantidade de radiação é menor e o perigo diminui. Fora destes horários, prefira a sombra.

Opte por sombras nos horários de maior incidência solar. Uma boa opção para a praia é o uso do guarda sol.

Outros fatores também são considerados de risco, entre eles: tabagismo, álcool e sedentarismo. Se descoberta no início, a chance de cura da doença com o tratamento é de 90%. Daí também a necessidade de estar atento ao corpo. A qualquer sinal de pintas ou manchas, procure o dermatologista para avaliar. Ele é o profissional que tem profundo conhecimento nas estruturas da pele e pode dar um diagnóstico correto.

Saiba mais sobre a Dra. Darleny Costa Daher

Formou-se na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), em 2006. O estágio opcional foi supervisionado foi no Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay da Santa da Misericórdia do Rio de Janeiro/RJ (2006). Fez Residência Médica em Dermatologia, de 2008 a 2011, no Hospital Federal dos Servidores do Rio de Janeiro.
O estágio supervisionado ocorreu no Ambulatório Souza Araújo, Laboratório de Hanseníase – IOC/FIOCRUZ (2010) e no Ambulatório de Esporotricose do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas/FIOCRUZ (2010). Em 2011, adquiriu o título de Especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Dermatologia.
A Dra. Darleny Costa Daher é, atualmente, médica dermatologista da Clínica Costa Daher.

Saiba mais sobre a Clínica Costa Daher

A Clínica Costa Daher, de propriedade da dermatologista Dra Darleny Costa Daher, e do cirurgião plástico Dr. César Daher, oferece atendimentos clínico e cirúrgico, além de procedimentos estéticos. O prédio fica na Asa Sul (L2 Sul, quadra 610/611), área nobre da capital do país. São 100m2 distribuídos entre recepção, consultórios, sala de procedimentos e administração.
Na Dermatologia Estética: Laser, Peelings Químicos, Preenchimento, Toxina Botulínica Tipo A, Sculptra. Na Dermatologia Cirúrgica: Biópsia, Cauterização Química, Curetagem e Eletrocauterização e Excisão Cirúrgica.

Confira nossas últimas notícias